Os partidos Novo e PL estão exigindo esclarecimentos do governo federal sobre a viagem da primeira-dama, Janja da Silva, a Paris, onde ela participou da abertura dos Jogos Olímpicos e realizou encontros políticos em representação ao Brasil.
O partido Novo protocolou um requerimento de informação (RIC) ao ministro da Casa Civil solicitando detalhes sobre a comitiva que acompanhou Janja. O pedido, assinado pelos deputados federais Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC) e Marcel van Hattem (RS), questiona a necessidade e os custos da viagem, além da seleção e atividades dos assessores.
“Não é aceitável que a primeira-dama viaje com recursos públicos sem uma justificativa clara. Por isso, estamos pedindo informações detalhadas sobre a composição da comitiva e os gastos envolvidos, bem como a justificativa para a presença de cada assessor”, afirma o documento.
O PL também apresentou um requerimento de informação, liderado pela deputada Júlia Zanatta (PL-SC), que busca saber os custos totais da viagem de Janja e sua equipe à França.
“Protocolei um requerimento para esclarecer quanto foi gasto com mais uma viagem da dona Janja, que não ocupa nenhum cargo oficial. É inaceitável que ela se comporte como se fosse uma representante oficial do povo sem ter recebido um único voto. Será que essas despesas também vão ser mantidas em sigilo?” – questionou a deputada em suas redes sociais.