Em uma entrevista ao Diário do Poder, o deputado José Medeiros (PL-MT) destacou a incoerência do governo Lula ao buscar a compra de arroz importado. Para o parlamentar, a medida anunciada pelo governo federal indica que “alguma coisa fora de lógica” está acontecendo. Ele acrescentou: “Não sabemos se há pessoas ganhando comissões com o arroz, se é algo mais complexo, ou se é apenas incompetência mesmo”. O deputado enfatizou que o fato do governo ir contra os produtores brasileiros, mesmo em meio à crise econômica atual, evidencia que o discurso populista de Lula é um “enganador” e que ele “retira dos pobres para dar aos ricos”.
“Veja bem, se ele reduzisse os impostos sobre o arroz do Sul, ele obviamente deixaria de arrecadar um pouco, mas isso também ajudaria. No entanto, em vez disso, ele utiliza dinheiro novo, retirado do cofre, para comprar, o que só piora a situação dos produtores. Isso não faz sentido algum”, explicou o deputado.
Ele continuou: “Lula se vende como o defensor da teologia da libertação. Ou seja, ele afirma ter feito uma escolha pelos pobres. Este é o Lula que ele se propõe a ser. No entanto, na prática, Lula utiliza o dinheiro do BNDES, que é composto por fundos de combate à pobreza […], fundos retirados dos pobres para dar aos ricos, como a Odebrecht, a JBS, e as grandes corporações. Então, na prática, Lula é alguém que tira dos pobres para dar aos ricos. Essa é a realidade de Lula”.