Uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (20), mostra que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue enfrentando altos índices de rejeição. Segundo o levantamento, 51% dos brasileiros desaprovam a atual gestão, enquanto 46% a aprovam.
Variação dentro da margem de erro
Em relação ao último levantamento, feito em julho, houve uma pequena oscilação. A reprovação caiu dois pontos percentuais (de 53% para 51%), e a aprovação cresceu três pontos (de 43% para 46%). Apesar disso, as mudanças ocorreram dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Ainda assim, este é o segundo mês consecutivo em que Lula apresenta queda na reprovação e alta na aprovação, após o pico de desgaste registrado em janeiro, quando a reprovação superou a aprovação e se manteve em tendência de crescimento por três pesquisas seguidas.
Contexto político
A recuperação parcial de imagem ocorre em meio a críticas à condução da economia, inflação de alimentos e combustíveis, além de tensões com o Congresso e o Judiciário. O governo, no entanto, também busca reforçar sua imagem por meio de programas sociais, investimentos em infraestrutura e diálogo internacional.
Detalhes da pesquisa
A sondagem ouviu 2.004 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto em entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.