O governo federal destinou R$ 755 milhões para cinco agências de publicidade em 2024, o que representa 78% do total de R$ 966 milhões empenhados para campanhas institucionais e de interesse público, como vacinação e combate à dengue.
Distribuição dos recursos
Entre as principais beneficiadas estão:
- Nacional Comunicação – R$ 225 milhões
- Calia – R$ 180 milhões
- Nova – R$ 177 milhões
- Propeg – R$ 111 milhões
- DeBrito – R$ 62 milhões
Essas empresas venceram as licitações para atender órgãos com as maiores verbas de publicidade, como a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e o Ministério da Saúde.
Resposta do governo
Em nota, a Secom afirmou que mantém contratos com agências selecionadas por meio de licitação e que as campanhas têm como objetivo divulgar políticas públicas e serviços à população.
O volume concentrado de recursos em poucas empresas, no entanto, levanta debates sobre a distribuição da verba publicitária, especialmente em um ano de alta rejeição ao governo Lula.
O governo federal destinou R$ 755 milhões para cinco agências de publicidade em 2024, o que representa 78% do total de R$ 966 milhões empenhados para campanhas institucionais e de interesse público, como vacinação e combate à dengue.
Distribuição dos recursos
Entre as principais beneficiadas estão:
- Nacional Comunicação – R$ 225 milhões
- Calia – R$ 180 milhões
- Nova – R$ 177 milhões
- Propeg – R$ 111 milhões
- DeBrito – R$ 62 milhões
Essas empresas venceram as licitações para atender órgãos com as maiores verbas de publicidade, como a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e o Ministério da Saúde.
Resposta do governo
Em nota, a Secom afirmou que mantém contratos com agências selecionadas por meio de licitação e que as campanhas têm como objetivo divulgar políticas públicas e serviços à população.
O volume concentrado de recursos em poucas empresas, no entanto, levanta debates sobre a distribuição da verba publicitária, especialmente em um ano de alta rejeição ao governo Lula.