Apesar do rombo de R$ 68,7 bilhões acumulado no primeiro semestre, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva vai liberar R$ 800 milhões para o setor audiovisual. A aprovação do montante ocorreu na quarta-feira, 21, em reunião do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Audiovisual, com a participação do Ministério da Cultura e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
Segundo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, esses recursos serão direcionados a editais que selecionarão filmes e séries para exibição em cinemas, TV e plataformas on demand, que funcionam pela internet e permitem ao público acessar o conteúdo a qualquer momento. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo.
“Passamos por momentos difíceis, e é importante que compreendamos o processo pelo qual estamos passando — um processo de escuta e acolhimento —, no qual buscamos alinhar as políticas às necessidades do setor”, afirmou Menezes.
A produção audiovisual selecionada deverá atender a critérios de regionalização e diversidade, com foco também em novas linhas de apoio às TVs públicas, conforme discutido na reunião do Comitê Gestor.