Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Governo exige retirada de “imagens falsas” com Amorim e Maduro

Governo exige retirada de “imagens falsas” com Amorim e Maduro

Por Marina B.

A Advocacia-Geral da União (AGU), a pedido da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto, notificou nesta terça-feira as redes sociais X, Instagram e Facebook para a remoção de “conteúdos inverídicos” que mostram o ex-chanceler Celso Amorim ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em uma “suposta cena de confraternização e afetuosidade”. Atualmente, Amorim é chefe da assessoria especial do presidente Lula e foi enviado a Caracas para acompanhar as controversas eleições realizadas em 28 de junho.

A AGU informou que, após a notificação extrajudicial, o X rotulou as postagens como “mídias manipuladas”.

De acordo com a AGU, os conteúdos em questão sugerem que o encontro entre Amorim e Maduro teria ocorrido no contexto das discussões sobre as eleições. “O pedido de remoção baseia-se na seriedade da situação, pois tais conteúdos podem confundir o público sobre a posição oficial do Brasil em relação às eleições venezuelanas. Caso o pedido não seja atendido, a AGU exige que os vídeos sejam sinalizados como gerados por inteligência artificial”, afirmou a Advocacia-Geral da União.

As notificações foram emitidas pela Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD), que classificou os posts como desinformação, devido a “fatos manipulativos que não correspondem à realidade, possivelmente com o uso de inteligência artificial”. A PNDD destacou que o cumprimento entre Amorim e Maduro, usado para manipulação da mídia, ocorreu em um contexto diferente, relacionado à missão de observação do Brasil durante o processo eleitoral no país vizinho.

Em sua nota, a AGU reiterou a posição do Brasil sobre as eleições na Venezuela, citando a declaração conjunta assinada com a Colômbia e o México, na qual os três países fizeram um “apelo às autoridades eleitorais da Venezuela para que divulgassem publicamente os dados detalhados por mesa de votação”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.