Na quinta-feira (14), uma operação conjunta entre as secretarias de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, de Polícia Militar e de Polícia Civil, juntamente com o Instituto Estadual do Ambiente, resultou no resgate de mais de 20 aves de diversas espécies, em um sítio localizado em Vargem Grande, RJ. O proprietário do sítio, onde os animais estavam mantidos, foi detido e autuado por crimes ambientais.
O governador Cláudio Castro expressou sua indignação diante do tráfico ilegal de animais e reforçou o compromisso do governo em combater essa prática criminosa, elogiando o trabalho das equipes envolvidas na operação.
Um total de 24 animais nativos foram resgatados, incluindo araras, tucanos, jabutis, papagaios, maritacas e macacos pregos. O responsável pelo cativeiro ilegal foi multado em cerca de R$ 14 mil, além de ser autuado por outras infrações, como construção em Área de Preservação Permanente e Captação Irregular de Recurso Hídrico, resultando em outra multa de aproximadamente R$ 24 mil.
A ação contra o tráfico e caça ilegal de animais silvestres ocorreu após um extenso trabalho de inteligência e estratégia, realizado por técnicos e policiais dos órgãos competentes, em Vargem Grande, na capital fluminense.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou o papel crucial da população em denunciar práticas ilegais e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Os animais resgatados, incluindo 17 espécies exóticas, passarão por avaliações e cuidados veterinários antes de serem devolvidos à natureza. As autoridades continuam trabalhando para identificar os responsáveis pelo crime ambiental.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas através da Linha Verde, nos telefones 0300 253 1177 (interior), 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo “Disque Denúncia Rio”, garantindo o anonimato dos denunciantes.