No Palácio Guanabara, na última segunda-feira (20), o governador Cláudio Castro estabeleceu um acordo visando fortalecer políticas públicas em prol da proteção da mulher. Sob o nome “Antes que aconteça”, a iniciativa, desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, visa integrar tecnologia e inovação no monitoramento das vítimas de violência doméstica e familiar. Além disso, estão previstas melhorias nas ferramentas existentes, incluindo o aplicativo Rede Mulher, que apresenta o “botão do pânico” e outras funcionalidades.
“A assinatura deste termo de cooperação intensifica o trabalho integrado que é realizado pelas nossas secretarias e demais órgãos do estado e ainda reforça o foco em tecnologia da nossa gestão. Além disso, a mulher vítima de violência precisa ser atendida em qualquer lugar em que for procurar ajuda, seja em uma delegacia ou em um posto da Defensoria Pública. Isso sim é política pública de verdade”, afirmou Castro.
Além do governador, também firmaram o acordo os secretários de Estado da Segurança Pública, Victor Santos; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauro Azevedo; e da Mulher, Heloisa Aguiar, juntamente com o presidente do TJRJ, o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e as testemunhas Soraya Santos, deputada federal e autora do projeto, e a desembargadora do TJ Adriana Ramos.
“Há um grande orgulho em liderar esse movimento na Secretaria da Mulher, com ações voltadas ao enfrentamento das mulheres vítimas de violência doméstica, unindo nosso trabalho com outras pastas do estado e o TJRJ”, destacou Heloisa Aguiar, secretária da Mulher.
O protocolo também abordará a análise do cenário de atendimento multidisciplinar na rede de proteção às vítimas de violência, incluindo aspectos jurídicos, de segurança e de saúde, além do planejamento e desenvolvimento de programas de treinamento para capacitar agentes na repressão aos crimes contra mulheres.