O governador Cláudio Castro esteve presente em uma reunião de trabalho na tarde desta segunda-feira (08/04), realizada às margens do Rio Guapiaçu, com o objetivo de monitorar e intensificar as ações destinadas a identificar a fonte de contaminação por tolueno. As equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já coletaram mais de 170 amostras de água em mais de 50 pontos diferentes.
“A área foi devidamente isolada para evitar que a água bruta contaminada se misture com a água que será tratada. A água que está sendo distribuída para a população está totalmente segura para consumo, sem qualquer traço do poluente. Agora, nosso foco é identificar a origem da contaminação e responsabilizar aqueles envolvidos”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Uma investigação confirmatória está em andamento ao longo dos rios Guapiaçu e Macacu, envolvendo a coleta e análise de solo e água para ajudar a determinar o local exato do vazamento do poluente.
O monitoramento permanecerá constante, acompanhando as variações nas concentrações de tolueno nos locais já identificados até o momento. Os pontos serão refinados para localizar com maior precisão a fonte da contaminação, enquanto o monitoramento será ampliado para garantir que não existam outras áreas afetadas.
Além do governador Cláudio Castro, estiveram presentes na reunião os secretários do Ambiente, Bernardo Rossi, de Gabinete do Governador, Rodrigo Abel, e das Cidades, Douglas Ruas, juntamente com o presidente da Cedae, Agnaldo Ballon.