Na manhã da última sexta-feira (10), o governador Cláudio Castro participou do encerramento do 28º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias, realizado no estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante o evento, Castro assinou o ato de cessão de imóvel para a construção da Casa da Mulher Brasileira, visando a centralização de serviços especializados para facilitar o acesso às mulheres em um único local. Após uma negociação que durou mais de 10 anos, o terreno foi cedido ao Estado pelas ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação, e Aparecida Gonçalves, de Estado das Mulheres.
Durante o fórum, Castro, juntamente com a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, e as ministras Esther Dweck e Aparecida Gonçalves, também firmou um acordo de cooperação técnica que destina 8% das vagas para mulheres vítimas de violência em contratos terceirizados do Governo Federal, aplicável em contratos com 25 vagas de trabalho ou mais em órgãos federais sediados no estado do Rio.
“Minha gestão é formada por mulheres em cargos de poder, como na chefia das secretarias de Saúde, Educação e de Administração Penitenciária. Venho trabalhando para que mulheres estejam em todos os espaços, sendo acolhidas e valorizadas. A construção da Casa da Mulher Brasileira e a reserva de vagas para mulheres vítimas de violência vão mudar a história de muitas mulheres”, declarou o governador Cláudio Castro.
A Casa da Mulher Brasileira será instalada na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em São Cristóvão, oferecendo uma gama de serviços de apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, além de programas de promoção da autonomia econômica, cuidados infantis e central de transportes.
“A inserção das mulheres que sofrem violência no mundo do trabalho é de absoluta importância. Hoje conquistamos duas vitórias, a da reserva de vagas e a da cessão do imóvel para a construção da Casa da Mulher Brasileira, que só foi possível após 10 anos, porque em 2023 o governador criou a Secretaria da Mulher”, explicou a Secretaria de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.
Para viabilizar a construção e a compra de equipamentos da nova unidade, recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública no valor aproximado de R$ 16 milhões serão empregados. Já o custeio da Casa será responsabilidade do Ministério das Mulheres, por meio de convênio, com investimento previsto de R$ 2,5 milhões por ano, por até dois anos, sendo posteriormente assumido pelo Estado e município.
O Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília, com apoio da Secretaria de Gestão e Inovação e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Este é o quinto evento sediado no Rio de Janeiro, capacitando técnicos de secretarias estaduais, municipais e organizações não governamentais para facilitar convênios com o Governo Federal, visando a execução de projetos que atendam à população.
“O fórum é uma oportunidade para unir todos os atores envolvidos, facilitando a análise de projetos com mais celeridade, graças ao trabalho conjunto entre Estado, municípios e União”, ressaltou o secretário de Representação do Rio em Brasília e da Secretaria Estadual de Governo, André Moura.