O governador Cláudio Castro firmou nesta terça-feira (04/09) um protocolo de interesse visando à regularização fundiária da Cobal do Humaitá, Cobal do Leblon e outros terrenos pertencentes à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Essa colaboração entre o Governo do Estado e a Companhia visa impulsionar o desenvolvimento turístico e cultural, além de promover a comercialização de produtos da agricultura familiar para os frequentadores desses espaços.
“Esta é uma oportunidade significativa com a regularização desses locais. A Cobal do Humaitá e a Cobal do Leblon poderão se tornar espaços mais acessíveis e convidativos para a comunidade. Através deste memorando de entendimento, esses espaços poderão desempenhar suas funções como centros gastronômicos, turísticos e de lazer”, destacou o governador Cláudio Castro.
Durante o encontro realizado no Salão Nobre do Palácio Guanabara, ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho para elaborar e implementar medidas jurídicas e administrativas visando resolver questões antigas relacionadas aos imóveis estaduais, incluindo os hortomercados. Essa iniciativa visa atender às demandas da sociedade civil fluminense desde a década de 1970, seguindo as recomendações dos órgãos de controle da União e do Estado do Rio de Janeiro, com a preservação das características históricas, comerciais, arquitetônicas e culturais dos imóveis.
“Estamos muito satisfeitos com este memorando de entendimento, que formaliza legalmente espaços de grande importância para o Rio de Janeiro e para o Brasil como um todo. Especialmente os hortos, onde propomos realizar revitalizações e investimentos. Os hortos do Rio de Janeiro são espaços tradicionais que estão integrados à cultura da cidade”, ressaltou o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), João Edegar Pretto.