Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 13 julho, 2025
Início » Gayer protocola decreto para barrar resolução pró-aborto do Conanda

Gayer protocola decreto para barrar resolução pró-aborto do Conanda

Por Alexandre Gomes

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou nesta quarta-feira (8) um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) com o objetivo de suspender os efeitos da Resolução nº 258, de 23 de dezembro de 2024, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). A resolução regulamenta o acesso ao aborto legal para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

O parlamentar argumenta que a regulamentação de temas como o aborto deve ser feita por meio de legislação formal, não por resoluções administrativas. “Qualquer ato que regule direitos fundamentais, como o aborto, exige debate legislativo adequado, e não decisões unilaterais de órgãos como o Conanda”, justificou Gayer no documento.

O texto ainda destaca que, apesar da intenção de proteger menores em situações extremas, a medida contraria princípios constitucionais, como o direito à vida, a proteção integral da criança e do adolescente e a responsabilidade familiar. Segundo o deputado, a resolução pode representar riscos à segurança e ao bem-estar das vítimas.

A publicação da resolução gerou críticas entre parlamentares pró-vida. O PDL apresentado por Gayer deverá ser analisado pela Câmara dos Deputados em fevereiro, quando os trabalhos legislativos serão retomados.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.