O jornal Financial Times, um dos maiores do mundo, divulgou nesta quarta-feira (19) uma reportagem especial detalhando os esforços do Partido dos Trabalhadores (PT) contra seus opositores, com foco particular no presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Desde que retornou ao poder, o PT tem tentado pressionar Campos Neto, cujas posições são contrárias aos interesses políticos e econômicos do partido. Segundo o jornal, importantes figuras petistas moveram um processo contra o presidente do Banco Central alegando preconceito político, intensificando as acusações de motivações ideológicas por parte do grupo lulopetista.
O periódico americano relata que essa nova ofensiva faz parte de uma escalada na guerra de narrativas desde que Lula assumiu seu terceiro mandato no ano passado. Eleito com a promessa de revitalizar a maior economia da América Latina e melhorar as condições de vida dos cidadãos mais pobres, Lula, segundo o FT, tem atribuído ao presidente do Banco Central a responsabilidade pelo lento progresso econômico.