O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Evair de Melo (PP-AL), acusa o governo Lula de planejar a importação de arroz antes da crise no Rio Grande do Sul, insinuando motivos políticos e eleitoreiros. Segundo ele, o governo teria propagado fake news sobre vendas de arroz para inflacionar o mercado e justificar suas ações.
As declarações de Evair ocorrem na véspera do depoimento de Neri Geller, ex-secretário do Ministério da Agricultura, à Comissão de Agricultura, que sob a liderança de um parlamentar bolsonarista adotou uma agenda conservadora. Evair antecipa que o Parlamento não se omitirá diante dos fatos que precisam ser esclarecidos na audiência marcada para terça-feira (18), às 10h15.
Evair também alerta o governo: “Se eu fosse eles, ficaria atento. Já que têm medo de armas, estamos preparados e determinados.”
O chefe da Comissão de Agricultura critica o governo Lula por subestimar a oposição no Congresso Nacional e prevê que enfrentará duras críticas do colegiado. Segundo ele, o governo é mentiroso e conspiratório, e agora enfrenta a fragmentação de seu apoio. Evair analisa que o governo está em declínio, acusando Lula de manter uma postura negligente e delegar responsabilidades importantes a um estagiário no Ministério da Fazenda.