Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 1 outubro, 2024
Início » Estratégia de poder: Lula planeja reforma ministerial para reforçar sua base no Congresso

Estratégia de poder: Lula planeja reforma ministerial para reforçar sua base no Congresso

Por Marina B.

O presidente Lula planeja uma reforma ministerial sincronizada com as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, previstas para o início de fevereiro de 2025.

Segundo colaboradores, a estratégia do petista é usar essa reforma como moeda de troca nas negociações para os sucessores de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No Palácio do Planalto, já se cogita a saída do ministro Alexandre Padilha da Secretaria de Relações Institucionais, encarregada da articulação política com o Legislativo.

Após uma série de revés no Congresso, Lula reconhece a necessidade de mudanças na área. No entanto, ele reluta em realizar a troca imediatamente para não ceder à pressão de Lira, que há meses exige a demissão de Padilha.

Padilha, entretanto, não deve retornar à Câmara, onde ocupa um mandato de deputado. O mais provável é que seja realocado para outra pasta, possivelmente o Ministério da Saúde, que ele liderou durante o governo Dilma.

A reforma também deve contemplar ajustes nos ministérios controlados pelos partidos do Centrão, visando fortalecer o apoio do governo no Congresso.

Há expectativas entre os aliados de Lula de que a reforma abra espaço para a atual presidente do PT, Gleisi Hoffmann, assumir um ministério. Uma possibilidade seria substituir Wellington Dias no Ministério do Desenvolvimento Social.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.