Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 22 setembro, 2024
Início » Estado do Rio de Janeiro recebe primeiro lote de vacinas contra dengue em meio à epidemia

Estado do Rio de Janeiro recebe primeiro lote de vacinas contra dengue em meio à epidemia

Por Marina B.

Nesta quinta-feira (22/02), o Estado do Rio de Janeiro recebeu o primeiro lote de vacinas contra a dengue, enviado pelo Ministério da Saúde. Um total de 231.928 doses desembarcaram na Central Geral de Armazenamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES.RJ), em Niterói. A situação de epidemia de dengue no estado foi reconhecida com a publicação do Decreto 48.969 no Diário Oficial do dia. O aumento no número de casos da doença motivou essa medida, com 49.405 notificações de casos prováveis e quatro óbitos registrados até o momento (dois na capital, um em Itatiaia e outro em Mangaratiba).

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, as primeiras doses serão administradas em crianças de 10 a 11 anos, residentes em cidades da Região Metropolitana I, que abrange a capital e 11 municípios da Baixada Fluminense. À medida que mais doses estiverem disponíveis, a vacinação será estendida até alcançar o público-alvo de 10 a 14 anos. A distribuição das doses para os municípios e a definição do público-alvo levam em conta a população e o número de casos de crianças hospitalizadas entre 2019 e 2023.

O governador Cláudio Castro enfatizou a importância da medida para garantir uma resposta eficaz ao surto de dengue: “Desde ontem, seguindo orientação da área técnica da Secretaria de Saúde, decretei a situação de epidemia. É uma medida importante para que possamos atuar de forma mais precisa e segura com as ações necessárias de combate à dengue e que nada falte à população”.

Para o município do Rio de Janeiro, estão destinadas 141.710 doses, com previsão de entrega ainda na quinta-feira. Além da capital, os demais municípios também receberão suas parcelas de vacinas, conforme a necessidade: Nilópolis (3.080), Duque de Caxias (21.113), Nova Iguaçu (20.320), São João de Meriti (10.806), Itaguaí (3.365), Magé (6.218), Belford Roxo (12.709), Mesquita (4.179), Seropédica (2.159), Japeri (2.517) e Queimados (3.740). A distribuição para esses municípios será realizada pela SES.RJ na sexta-feira (23/02).

A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou a eficiência da logística de distribuição de vacinas: “Já temos uma logística de distribuição de vacinas rápida e eficaz para os municípios. Implementamos esse serviço durante a Covid e esse ficou como um dos nossos maiores legados”.

Os imunizantes serão repassados aos municípios, que serão responsáveis pela administração das vacinas por meio de suas secretarias municipais de Saúde. A SES.RJ realizou uma avaliação técnica no recebimento das doses, garantindo o controle de temperatura, integridade e validade do lote. Cada município terá suas doses armazenadas em câmaras frias, mantidas entre 2 e 8 graus Celsius, garantindo a eficácia do processo de imunização. O tempo de validade da vacina é de 5 anos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.