Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 27 dezembro, 2024
Início » Escândalo: Coronel Mauro Cid ataca versão da PF e agita o debate político

Escândalo: Coronel Mauro Cid ataca versão da PF e agita o debate político

Por Marina B.

As declarações de Mauro Cid, apresentadas em um artigo da Revista Veja, oferecem uma perspectiva alternativa sobre as investigações da PF, divergindo significativamente das conclusões oficiais. Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, propõe uma narrativa diferente em relação ao monitoramento do Ministro Alexandre de Moraes, contrapondo-se à versão da Polícia Federal.

De acordo com a PF, auxiliares de Bolsonaro estavam rastreando os voos de Moraes como parte de um plano para capturá-lo em caso de um golpe de estado. No entanto, Cid negou isso e disse que o monitoramento estava relacionado à desconfiança do Bolsonaro em relação ao então vice-presidente e atual senador Hamilton Mourão, que vinha apoiando as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o governo de Bolsonaro.
Em agosto de 2021, Mourão teve um encontro com o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso.

Claro que a Revista Veja, vê essa versão com ceticismo, a considera pouco crível. Porém a história ainda está longe do fim.

A divergência entre as narrativas de Cid e da PF, acrescenta uma nova camada ao debate político no Brasil. Enquanto a verdade continua sendo objeto de investigação, essa história destaca a polarização e a desconfiança que permeiam a política nacional.

Em novembro de 2023, o lançamento do livro “O Tribunal”, escrito pelos jornalistas Felipe Recondo e Luiz Weber, revela ter acontecido um fato muito estranho e ao mesmo tempo revelador. Talvez esse fato explique muito sobre o comportamento do judiciário, em relação ao governo Bolsonaro.
Os jornalistas entrevistaram o ex-ministro do STF, Marco Aurélio de Mello. O ex-ministro confirmou que o STF consultou o alto comando das FFAA, antes de começar a dobrar a aposta contra o então presidente Bolsonaro. O alto comando teria dado carta branca ao STF.

Os ministros do STF mantiveram contatos frequentes com o Alto comando, em particular, com o Alto Comando do Exército, sondando o ânimo dos generais diante de um possível golpe.

Edson Fachin, após assumir a presidência do TSE, em dezembro de 2021, enviou pessoas da sua confiança, para saber a disposição dos comandantes de todos os Comandos Militares
e descobriu que nenhum deles partilhava dos planos contra as urnas eletrônicas.

Percebendo que pisava em terreno seguro, Fachin decidiu, em maio de 2022, deixar de lado a diplomacia com o então ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, parou de responder perguntas impertinentes sobre as urnas e afirmou que a eleição era assunto das forças “desarmadas.”

Depois, quando Moraes assumiu a presidência do TSE, ele não mediu palavras em uma conversa privada com o ministro da Defesa, que o questionou sobre possibilidade de ser instalado programa espião em todas as urnas. Moraes o respondeu: “Ô, Paulo Sérgio, pode ser que caia um meteoro e destrua a Terra. Tenha a santa paciência”, relata os jornalistas no livro, que também disseram que Moraes considerava Bolsonaro burro.

Seriam esses os motivos que levaram Bolsonaro a desconfiar do seu vice-presidente e consequentemente monitorar essa estreita relação com o STF?

O alto comando nunca defendeu Bolsonaro. Paulo Sérgio questionou Moraes, mas não passou disso.
A fiscalização das FFAA nas eleições foram realizadas a contento?
O relatório das FFAA foi fidedigno?
Havia confiança na relação do presidente Bolsonaro com o alto comando?
Essas são perguntas ainda sem respostas, trazendo sim dúvidas sobre a condução das investigações contra o Tenente Coronel Mauro Cid, contra o próprio ex-presidente Bolsonaro. Mauro Cid parece ser a peça do quebra-cabeça que envolve a relação do alto comando com o ex-presidente Bolsonaro.
Talvez Cid saiba de tudo e deixe o Brasil tomar conhecimento de quem são os verdadeiros traidores da pátria e os verdadeiros conspiradores de golpes e contra golpes. Com tudo que vem acontecendo e sendo revelado aqui e lá fora, há sem dúvida, uma luz no fim do túnel.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.