Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 22 setembro, 2024
Início » Em ligação, Lula e Biden exigem transparência imediata nas eleições venezuelanas

Em ligação, Lula e Biden exigem transparência imediata nas eleições venezuelanas

Por Marina B.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu homólogo americano, Joe Biden, pediram nesta terça-feira (30) a divulgação “imediata” das atas eleitorais na Venezuela, durante uma conversa telefônica sobre a situação, informaram o Palácio do Planalto e a Casa Branca.

“Os dois líderes concordaram na necessidade de que as autoridades eleitorais venezuelanas divulguem de forma imediata informações eleitorais completas, transparentes e detalhadas de cada centro de votação”, disse a Casa Branca em um comunicado.

O Planalto informou que “Lula reiterou que é fundamental a publicação das atas eleitorais do pleito ocorrido no último domingo” e que “Biden concordou”. Biden “agradeceu a Lula por sua liderança” na questão da Venezuela, acrescentou a Casa Branca.

Os dois presidentes “compartilham a visão de que o resultado da eleição na Venezuela representa um momento crítico para a democracia no hemisfério” e se comprometeram a manter “estreita coordenação” sobre o assunto, completou Washington.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, alinhado ao governo, declarou a vitória de Nicolás Maduro nas eleições de domingo para um terceiro mandato de seis anos, um resultado que a oposição denuncia como “fraude”.

Milhares de opositores foram às ruas da Venezuela nesta terça-feira para reivindicar a vitória de seu candidato Edmundo González Uruttia, após protestos que deixaram pelo menos 12 mortos e centenas de presos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.