No domingo (21), durante um ato em Copacabana, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) elogiou Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), por expor as falhas na democracia brasileira. Bolsonaro referiu-se ao embate entre Musk e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, sobre decisões de derrubada de perfis na rede social.
Durante seu discurso de aproximadamente 35 minutos, Bolsonaro iniciou às 11h26, após as falas como a do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de outras autoridades. O ato, concentrado na avenida Atlântica, contou com uma estrutura semelhante ao ocorrido na avenida Paulista em fevereiro, com 2 trios, 3 tendas, seguranças e grades, custando aproximadamente R$ 125.000.
O ex-presidente lembrou da visita de Musk ao Brasil em 2022, chamando-o de “mito da nossa liberdade” e destacando o papel do X em promover a liberdade de expressão. A referência a Musk foi uma estratégia para promover o evento internacionalmente.
Bolsonaro também abordou a anistia aos presos pelo episódio de 8 de Janeiro e fez comparações entre os ministérios de seu governo e do presidente Lula, além de mencionar investigações contra si, acusando o sistema de trabalhar contra a liberdade de expressão.