Durante o ato em defesa da anistia na Avenida Paulista, neste domingo (6), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um discurso inflamado contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Em sua fala, ele criticou duramente as decisões da Corte relacionadas aos presos do 8 de janeiro, exaltando o apoio popular ao movimento. “Eles têm a toga, mas nós temos o povo”, declarou. “Enquanto houver Brasil, haverá liberdade, porque o Brasil é nosso.”
Nikolas classificou como injustas as penas impostas aos manifestantes, que chegam a 17 anos de prisão, e apontou o ministro Alexandre de Moraes como símbolo de autoritarismo. “Ditadores de toga, principalmente como Moraes, se utilizaram do dia 8 de janeiro para nos amedrontar”, afirmou, antes de desafiar: “Se lascou. Olha a gente aqui, essa é a resposta para você, seu covarde.”
O parlamentar também criticou a atuação da Polícia Federal, que tem cumprido mandados de busca e apreensão contra deputados e senadores, por supostos crimes de opinião e tentativa de golpe. “Cadê a PF indo fazer busca e apreensão em casa de corrupto?”, questionou. “Só vão em casa de deputado agora por crime de opinião.”
O ato pela anistia contou com ampla participação de autoridades, entre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete governadores, incluindo Tarcísio de Freitas (SP) e Romeu Zema (MG). A manifestação foi marcada por discursos em defesa da liberdade de expressão e críticas ao STF, com forte apelo popular e religioso.