No evento, realizado em Nova Iorque nesta quarta-feira (15), o governador enfatizou as políticas públicas voltadas para tornar o estado mais competitivo e fortalecer a economia fluminense, atraindo investimentos industriais e empresariais.
Em destaque no painel “O poder dos estados e das cidades”, Castro apresentou as perspectivas de desenvolvimento em áreas como economia verde, economia do mar, infraestrutura e logística. Um projeto-piloto de eólica offshore, em andamento, promete impulsionar a diversificação da matriz energética do Rio de Janeiro, aproveitando sua extensa costa de 636 km.
“Estamos à frente na consolidação do Rio de Janeiro como líder na diversificação energética do Brasil”, declarou o governador, destacando o financiamento do programa com recursos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação, provenientes de empresas do setor petrolífero e de energia.
Com mais de 60 empresas e associações envolvidas, estima-se que cada MegaWatt de energia eólica offshore instalado possa gerar até 17 empregos, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Com potenciais projetos de 30 GW em processo de licenciamento, o Rio de Janeiro poderia criar aproximadamente 510 mil empregos diretos e indiretos.
O painel contou com a participação dos governadores de São Paulo, Pará, Paraná e Mato Grosso, além do secretário de Fazenda do município de São Paulo, em uma mediação conduzida pela diretora de redação do Valor Econômico, Maria Fernanda Delmas.
Durante o Summit Valor Econômico Brazil-USA, o Governador Cláudio Castro destaca iniciativas de energia e sustentabilidade no Rio de Janeiro
128