Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » Drama familiar: Filho de Lula no centro de polêmica por acusações de abuso

Drama familiar: Filho de Lula no centro de polêmica por acusações de abuso

Por Marina B.

Após séculos de preconceitos e impunidade, é imperativo dar extrema seriedade a qualquer acusação de maus-tratos feita por uma mulher. A necessidade de investigações minuciosas e punições severas para os infratores, muitas vezes parceiros, chefes ou até mesmo agressores desconhecidos nas ruas, é resultado de um longo processo civilizatório. Este processo procurou restringir atos hostis, historicamente tolerados, perpetrados principalmente por homens. Mesmo durante a Segunda Guerra Mundial, um evento histórico há relativamente pouco tempo, o estupro foi utilizado como um instrumento de guerra, particularmente pelos exércitos alemães e soviéticos.

Os tempos atuais exigem que ninguém mais se cale diante das denúncias. As mulheres que se manifestam, cada vez mais sem retorno, recebem apoio da família, amigos e atenção das autoridades. No caso de figuras públicas, artistas e celebridades costumam se posicionar ao lado da vítima, que frequentemente está correta, e contra os agressores.

No Brasil, há uma peculiaridade. Em muitos episódios, certos grupos tentaram associar atos de violência apenas a membros de uma ideologia específica. Por exemplo, tentou-se ligar a ideia de ser “de direita” com desvios de caráter que levariam a atos condenáveis, como humilhar os menos privilegiados ou propagar ódio contra quem é diferente. Entretanto, é comum ver memes produzidos pela esquerda que ironizam essa questão, como “esse aí votou em quem?”, referindo-se a Bolsonaro, em notícias sobre acusações de comportamento socialmente reprovável. Porém o mais comum o é ver os apoiadores da ala do “amor”, cometendo crimes, inclusive o que se refere a violência doméstica.

Além disso, também há generalizações contra aqueles considerados “de esquerda”. Ativistas de direita, por exemplo, muitas vezes retratam que muitos esquerdistas são drogados ou pervertidos sexuais. Recentemente, tentou-se até argumentar que o cristianismo seria incompatível com posições políticas de esquerda. Bem o comunismo nao era “apadrinhado” pela igreja. No entanto, é possível encontrar na Bíblia passagens que poderiam inspirar uma revolução social urgente. Portanto, essa comparação, além de simplista, carece de sentido. É tudo que a esquerda gosta, propagar algo que não está bem claro e que eles jogam para o campo deles.

Neste momento, onde nuances e complexidades são ignoradas, e os adversários políticos são reduzidos a caricaturas infames, surge a notícia de que uma ex-companheira do filho do presidente Lula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, o acusou de diversos tipos de agressão. Por decisão judicial, Luís Cláudio foi obrigado a manter distância de sua ex-namorada.

Sendo filho de um presidente da República, mesmo que não queira, é uma figura pública. Portanto, é surpreendente o silêncio daqueles que costumam ser bastante vocais em casos semelhantes e que normalmente clamam por investigação e punição, se necessário, para o acusado. Isso é o que seria esperado para manter coerência com o estágio civilizatório em que nos encontramos. No entanto, aparentemente, há um silêncio por parte daqueles que são ruidosos e um barulho vindo dos que normalmente permanecem em silêncio – dependendo do acusado. Como exercício de pensamento, imagine o que aconteceria se Carlos Bolsonaro fosse acusado da mesma forma que o filho do atual presidente.

A lição que pode ser aprendida deste caso envolvendo o filho de Lula, é o perigo de associar ideologia a caráter. Pode ser que sejam características pessoais que não têm relação com orientação política. Se a acusação for verdadeira – e as caricaturas dos direitistas forem precisas -, seria inevitável concluir que o filho do presidente Lula seria um seguidor de Bolsonaro. Isso, obviamente, não faz sentido, nem mesmo em uma peça escrita por Nelson Rodrigues.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.