Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Dos 22 candidatos visitados por Lula durante campanha, 16 fracassaram

Dos 22 candidatos visitados por Lula durante campanha, 16 fracassaram

Por Alexandre Gomes

Os resultados das eleições municipais deste domingo, 6, demonstraram que a influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o eleitorado brasileiro parece cada vez menor. Durante a campanha, o petista visitou 22 cidades para apoiar candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) ou de siglas aliadas. No entanto, apenas seis desses candidatos conseguiram vencer ou alcançar o segundo turno.

Durante o período de campanha, Lula viajou a várias cidades onde anunciou investimentos do governo federal e obras nas respectivas regiões. No total, o presidente visitou 26 municípios, mas em quatro deles não declarou apoio oficial a nenhum candidato. Eduardo Paes (PSD) foi o único político apoiado por Lula que obteve a reeleição, vencendo no Rio de Janeiro com mais de 60% dos votos válidos. Apesar da simpatia de Lula, Paes evitou associar-se claramente à imagem do presidente devido à rejeição.

Em São Paulo, Lula deu apoio discreto a Guilherme Boulos (Psol), candidato a prefeito. Boulos passou para o segundo turno com 29,07% dos votos válidos e vai disputar a prefeitura com Ricardo Nunes (MDB), que conquistou 29,48% dos votos. A participação discreta de Lula na campanha paulistana gerou mal-estar entre os aliados, e parte da oposição acredita que a passagem de Boulos para o segundo turno se deve mais aos erros de campanha do candidato do PRTB, Pablo Marçal, do que ao apoio de Lula.

O fraco desempenho do PT nas eleições municipais foi minimizado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann. Ela justificou o impacto negativo de Lula nas eleições afirmando que o petista teve muitos problemas neste ano, como as enchentes no Rio Grande do Sul e as queimadas em várias partes do país. Em análise geral sobre os resultados, Gleisi afirmou que o desempenho do partido não foi ruim e que houve uma melhora em comparação a 2020, destacando que o PT vive um processo de recuperação e reorganização.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.