Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 2 outubro, 2024
Início » Desaprovação em alta: Presidente Lula enfrenta tempestade de críticas em todo o país

Desaprovação em alta: Presidente Lula enfrenta tempestade de críticas em todo o país

Por Alexandre G.

A reprovação à gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu terceiro mandato na Presidência da República aumentou nos últimos meses, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas, ultrapassando a marca de 50% em quatro regiões do país, com exceção do Nordeste.

As desaprovações são mais altas nas regiões Sul (57,8%), Sudeste (53,0%) e Norte/Centro-Oeste (51,7%), enquanto a região Nordeste é a única onde a maioria expressa apoio a Lula (59,9%). Na média nacional, a gestão petista é desaprovada por 48,8% e aprovada por 46,6% dos brasileiros, com 4,6% não expressando opinião.

Quando questionados sobre a avaliação da administração do presidente, 40,5% dos eleitores a consideram ruim ou péssima (aumento de 30,7% em agosto de 2023), enquanto 30,9% a classificam como ótima ou boa (comparado a 40% na pesquisa anterior) e 27,5% a veem como regular (pouca variação em relação à pesquisa anterior).

A queda na popularidade, refletida em pesquisas anteriores realizadas por institutos como Quaest, Datafolha e Atlasintel, parece estar influenciando a pretensão do petista de buscar um quarto mandato.

De acordo com o Paraná Pesquisas, Lula estaria numericamente atrás do ex-presidente Jair Bolsonaro em uma eventual disputa pela Presidência da República em 2026, com 35,3% contra 37,1% do seu antecessor. No entanto, Bolsonaro está atualmente inelegível devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral em duas ações que investigam abuso político por parte dele em 2022.

Essa queda na avaliação de Lula também o coloca em uma posição desafiadora em relação a outros adversários do centro à direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem ele chegaria a empatar em um possível segundo turno.

Além disso, Lula enfrentaria dificuldades mesmo contra candidatos inexperientes em eleições, desde que tenham o apoio explícito de Bolsonaro, como é o caso da ex-primeira-dama Michelle, que em um eventual segundo turno estaria tecnicamente empatada com o petista.

A pesquisa ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal entre os dias 18 e 22 de março, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou o levantamento ao Paraná Pesquisas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.