Na última sexta-feira (2), uma iniciativa ousada agitou o cenário político brasileiro: deputados do PL apresentaram um pedido para que o presidente Lula (PT) declare o ditador venezuelano Nicolás Maduro como ‘persona non grata’ no Brasil. O pedido, que já conta com 32 assinaturas de parlamentares influentes como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF) e Nikolas Ferreira (PL-MG), promete gerar grandes repercussões.
Antes de ser encaminhado ao presidente, o pedido precisa ser aprovado em votação no plenário, o que pode intensificar ainda mais a disputa política.
Os deputados alegam que os resultados das eleições na Venezuela foram objeto de “manipulação grotesca”, indicando uma vitória duvidosa para Maduro. Eles sustentam que a medida é crucial para “condenar internacionalmente as ações autoritárias que comprometem a democracia e a estabilidade na região”. As informações são da Oeste.
– Essa decisão vai demonstrar o compromisso do Brasil com a liberdade e a democracia liberal, colocando nossos interesses acima de questões ideológicas e partidárias e alinhando-nos com as vozes globais que exigem justiça e transparência na Venezuela – defendem os deputados.