Durante a Conferência Global Anti-Apartheid pela Palestina, o deputado federal João Daniel (PT-SE) se encontrou com Basem Naim, uma figura proeminente no movimento Hamas. O encontro ocorreu em Joanesburgo, África do Sul, na última sexta-feira, dia 10 de maio.
O deputado compartilhou uma foto do evento em suas redes sociais, onde ele aparece no centro, vestindo uma gravata vermelha e um paletó marrom, ao lado de Naim, que veste um traje azul-marinho e óculos.
Também presente no evento estava Sayid Tenório, um apoiador do Hamas e ex-assessor do deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA). Tenório ganhou notoriedade no ano passado após fazer comentários zombando de uma mulher durante os ataques extremistas em Israel.
Tenório também foi visto em fotos ao lado de membros do governo Lula, incluindo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues.
Líder do Hamas agradece Lula ao lado de deputado do PT
Em março deste ano, Basem Naim gravou um vídeo para o Partido da Causa Operária, no qual expressou sua gratidão ao presidente Lula por seu apoio aos palestinos.
“Estou falando hoje para a audiência desta conferência em um dos maiores Estados, de um dos maiores países do mundo, uma nação em ascensão, Brasil, que é um país amigo dos palestinos, apoiador da causa palestina”, disse Naim. “Estamos muito honrados por todas as recentes declarações dos funcionários do governo, especialmente as do presidente Lula, mostrando seu compromisso e posição corajosa de apoiar a causa palestina e, especificamente, pedir um cessar-fogo para acabar com essa agressão contra nosso povo.”
Em 18 de fevereiro, Lula comparou a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o genocídio de judeus perpetrado pelo ditador Adolf Hitler na Alemanha nazista. Durante uma coletiva de imprensa em Adis Abeba, na Etiópia, o presidente reiterou sua posição, descrevendo os ataques aos palestinos como um “genocídio”.