Nesta quarta-feira (6), o deputado Alberto Fraga (PL-DF) foi eleito presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com 27 votos. Os demais cargos da Mesa da comissão serão definidos na próxima semana.
Fraga expressou sua gratidão ao deputado Sanderson (PL-RS), que presidiu a comissão em 2023, e destacou a competência dos membros da Comissão de Segurança, reconhecendo a responsabilidade ainda maior das funções devido à vasta experiência dos deputados na área.
Como coronel da reserva da Polícia Militar do DF, o deputado do PL-DF ressaltou a importância de ouvir diversas perspectivas sobre um mesmo tema, mas também enfatizou a necessidade de garantir condições adequadas aos profissionais da segurança.
Alberto Fraga já agendou uma audiência com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para discutir o decreto das armas. Ele criticou o impacto do decreto sobre comerciantes, marginalizando colecionadores e caçadores, e sublinhou a busca por soluções através do diálogo, advertindo sobre possíveis medidas mais enérgicas caso não haja progresso nesse sentido.