Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 2 outubro, 2024
Início » Deputada Caroline de Toni desafia Lula com projeto do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto

Deputada Caroline de Toni desafia Lula com projeto do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto

Por Marina B.

A nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), definiu para esta terça-feira (19/3), a votação final de um projeto que estabelece o “Dia Nacional da Lembrança do Holocausto”.

A decisão de pautar a proposta ocorre em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, desencadeada após o presidente Lula fazer declarações, em fevereiro, comparando a morte de civis palestinos na Faixa de Gaza com o genocídio judeu perpetrado pelo nazismo durante o Holocausto.

O projeto foi encaminhado à CCJ em outubro de 2019 e passou por três relatores e três pareceres desde então. O último parecer, elaborado pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), foi aprovado em uma sessão esvaziada, com apenas 12 minutos de duração, em 13 de dezembro de 2023.

Embora a proposta tramite em caráter conclusivo nas comissões – ou seja, não necessita ser votada no plenário da Câmara -, ainda é necessário que o colegiado aprove a redação final, marcada por Caroline de Toni para esta terça-feira.

O projeto, apresentado em 2017 pelos então deputados federais Dr. Jorge Silva (PHS-ES) e Sergio Vidigal (PDT-ES), estabelece que o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto será celebrado em 16 de abril, mesma data em que o evento é recordado em países como a Hungria.

Uma vez aprovado pelos deputados na CCJ da Câmara, o projeto, por tramitar em caráter conclusivo, poderá seguir diretamente para o Senado. Caso também seja aprovado pelos senadores, o projeto será submetido à sanção de Lula, que terá a opção de vetar a iniciativa.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.