Na segunda-feira, 3 de junho, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro nomeou os sete membros da CPI encarregada de investigar irregularidades e violações contratuais nos serviços de saúde voltados para pessoas com deficiência.
A comissão, que será constituída na quinta-feira, 6 de junho, terá como membros efetivos os deputados estaduais Fred Pacheco (PMN), o proponente da CPI e futuro presidente da mesma, Carla Machado (PT), Júlio Rocha (Agir), Munir Neto (PSD), Martha Rocha (PDT), Rodrigo Amorim (União) e Thiago Gagliasso (PL).
Os suplentes serão Elika Takimoto (PT), Danniel Librelon (Republicanos), Anderson Moraes (PL), Tia Ju (Republicanos), Célia Jordão (PL), Marcelo Dino (União) e Vinicius Cozzolino (União).
Entre as principais queixas dos familiares de pessoas com deficiência, especialmente crianças, que a CPI na Alerj deverá investigar, estão o cancelamento de contratos de seguros para portadores de necessidades especiais, o encerramento de planos sem aviso prévio, a falta de reembolsos e as recusas de atendimento e terapias.