No coração do Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o professor de karatê de 28 anos, Wendell Lima, está fazendo uma verdadeira diferença. Ele está oferecendo aulas gratuitas de karatê para crianças e adolescentes de escolas públicas, proporcionando-lhes não apenas uma atividade saudável, mas também valores e disciplina.
No entanto, para que o projeto pudesse alcançar todo o seu potencial, eram necessários equipamentos essenciais, como tatames e kimonos, para que os jovens praticantes pudessem realmente aprender as técnicas do karatê com segurança e conforto. Consciente dessa carência, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer entrou em cena, enviando uma equipe técnica para avaliar o projeto e, por meio da Contrapartida Social da Lei estadual de Incentivo ao Esporte, doou os materiais esportivos necessários no dia 21 de fevereiro.
As entregas incluíram uma variedade de equipamentos, desde placas de tatame até kimonos, luvas de karatê, faixas e protetores. O apoio da Associação de Moradores Parque João Goulart, que cedeu o espaço para as atividades, também foi essencial para o sucesso do projeto.
Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer, reconheceu a importância dessas melhorias para o desenvolvimento do esporte na região:
“Parabenizo o professor Wendell por todo o trabalho. Certamente veremos muitos feitos positivos surgirem no projeto. É uma honra e motivo de orgulho ter a oportunidade de levar políticas públicas para iniciativas como essa e saber que isso impactará diretamente a vida de tantas famílias. Parabéns às crianças, que continuem acreditando no poder transformador do esporte e nunca desistam de seus sonhos”, declarou o secretário.
Agora, graças ao apoio recebido, os alunos de Wendell podem desfrutar de aulas de karatê com mais segurança e qualidade. Além disso, a escolinha de karatê recebeu ventiladores e bebedouros para proporcionar um ambiente mais adequado e confortável para as crianças e adolescentes.
Wendell Lima, emocionado, expressou sua gratidão pela realização desse sonho:
“Estou muito emocionado, é um sonho que virou realidade. Agradeço demais à Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Rio pelo apoio. Comecei meu projeto social na Associação de Moradores, mas, antes disso, atuei no PAC, no CRJ de Manguinhos. Apesar das dificuldades, decidi me dedicar integralmente ao projeto. Acredito no poder transformador do esporte e da educação, e almejo ver essa ação crescer e impactar positivamente a comunidade. Não é apenas sobre ser um atleta famoso, mas proporcionar um espaço para que os jovens possam se expressar e crescer”, disse Wendell, visivelmente emocionado.
A escolinha de karatê Team Lima, inaugurada há seis meses, já conta com 60 alunos, abrangendo desde crianças até adultos. O projeto, totalmente gratuito e aberto a todos do complexo de Manguinhos e arredores, tem como foco promover a luta como um processo de ressocialização e inclusão social.
Essa história é um exemplo inspirador de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa para transformar vidas e comunidades inteiras. E com iniciativas como a Contrapartida Social da Lei de Incentivo ao Esporte do Rio de Janeiro, mais e mais projetos como o de Wendell Lima podem ganhar vida, trazendo esperança e oportunidades para todos.