Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 28 novembro, 2024
Início » Confronto ideológico: Pré-candidatos de esquerda em capitais brasileiras ressaltam racha no Governo Lula

Confronto ideológico: Pré-candidatos de esquerda em capitais brasileiras ressaltam racha no Governo Lula

Por Marina B.

A rejeição ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às saídas temporárias de presos para encontros familiares, contou com o respaldo de três pré-candidatos de esquerda em importantes capitais brasileiras.

Esses deputados federais enfrentarão concorrentes apoiados por figuras bolsonaristas, que defendem políticas de segurança pública mais rigorosas.

O resultado da votação foi contundente para o governo, com 314 votos favoráveis à derrubada do veto de Lula. Apenas 126 deputados aderiram à posição do presidente e do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, de manter as visitas familiares como justificativa para as saídas temporárias dos detentos.

A ação para derrubar o veto contou com o apoio de 14 votos de partidos de esquerda, que fazem parte da base governista e têm ministérios: PT, PSB e PDT.

Maria do Rosário, deputada pelo Partido dos Trabalhadores e indicada como candidata de Lula em Porto Alegre, foi uma das defensoras da derrubada do veto presidencial. Ela foi a única representante do PT a votar a favor da derrubada, enquanto outros 59 petistas apoiaram a posição do governo.

No PSB, três deputados votaram contra o veto de Lula: Tabata Amaral, pré-candidata à prefeitura de São Paulo, e Duarte Jr., que disputará a prefeitura de São Luís do Maranhão com o apoio do agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, seu ex-colega de partido.

No Senado, houve também divisão na base. Onze senadores defenderam o veto, enquanto 52 optaram por derrubá-lo. Entre os que votaram contra Lula estão os senadores Chico Rodrigues, de Roraima, e Flávio Arns, do Paraná, ambos do PSB. Outra dissidência foi o senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo.

Até o momento, Flávio Arns foi o único a se manifestar em suas redes sociais, destacando a necessidade de tornar a lei mais rigorosa para evitar abusos do benefício das saídas temporárias por parte de indivíduos que cometem novos crimes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.