Declarações de Zucco
O deputado Luciano Zucco (PL-RS), líder da oposição na Câmara, acompanhou presencialmente o julgamento de Jair Bolsonaro na 1ª Turma do STF. Após a sessão, ele classificou o processo como “político” e elogiou o ministro Luiz Fux, único a divergir de Alexandre de Moraes.
Segundo Zucco, a decisão aumenta a disposição da bancada em avançar com o projeto de anistia:
“Isso só nos fortalece. Estamos trabalhando a pauta da anistia com muita tranquilidade e muita firmeza, em diálogos com líderes de outros partidos.”
Preocupação com a prisão de Bolsonaro
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou que o partido se prepara para o pior cenário: a transferência de Bolsonaro para o presídio da Papuda.
Ele ressaltou que a única alternativa imediata é insistir no projeto de anistia que já tramita no Congresso:
“Enquanto isso, a única ferramenta que nós temos é trabalhar pela anistia, que é o que a gente tem feito intensamente desde o primeiro momento em que assumi a liderança do partido.”
Pressão sobre a Câmara
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), reconheceu a pressão de deputados para colocar o projeto de anistia em votação. No entanto, ainda não há compromisso formal de pautar o tema, embora aliados bolsonaristas esperem que isso aconteça já na próxima semana.