Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 20 setembro, 2024
Início » Comissão de Relações Exteriores do Senado convocará Mauro Vieira em setembro para esclarecimentos sobre eleições na Venezuela

Comissão de Relações Exteriores do Senado convocará Mauro Vieira em setembro para esclarecimentos sobre eleições na Venezuela

Por Marina B.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal deve convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para uma audiência na primeira semana de setembro. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) anunciou que “o chanceler será ouvido após compromissos internacionais nas Filipinas”.

A comissão está mobilizada para obter esclarecimentos do governo brasileiro sobre as eleições na Venezuela, que foram questionadas pela oposição venezuelana e pela comunidade internacional.

O objetivo é compreender a posição do Brasil em relação ao resultado do pleito. Vieira, que tem atuado como intermediador do assunto, recentemente visitou a Colômbia para se reunir com o chanceler Luis Gilberto Murillo. A reunião teve como propósito promover um diálogo entre Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição que afirma ter vencido as eleições de 28 de julho.

Celso Amorim na Comissão

Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais da Presidência da República, foi o primeiro a prestar esclarecimentos na comissão do Senado. Durante a audiência, Amorim reiterou a posição do governo federal sobre a necessidade de divulgar as atas eleitorais e foi questionado sobre a possibilidade de o Brasil defender novas eleições na Venezuela.

Ele respondeu que, se ambas as partes afirmam ter vencido, seria razoável considerar uma nova eleição para evitar os problemas alegados na votação atual.

No entanto, essa proposta não é bem recebida pelos parlamentares de oposição. Membros da Comissão alegam que o processo eleitoral na Venezuela não é confiável e que a ideia de uma nova eleição não é viável.

A senadora Tereza Cristina afirmou que “quem controla tudo lá é o Maduro”. Ela acrescentou que Maduro tem controle sobre todos os tribunais e Forças Armadas, tornando impossível a realização de uma nova eleição justa.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.