O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) está solicitando a investigação da edição de uma Medida Provisória (MP) pelo governo federal que, segundo ele, beneficia os empresários Joesley e Wesley Batista, que foram investigados durante a operação Lava Jato. Salles propõe a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) denominada “CPI dos Amigos de Lula” para apurar o caso.
A MP em questão introduz alterações que afetam a Amazonas Energia, uma concessionária de energia elétrica que opera na região Norte do Brasil. A medida foi promulgada na mesma semana em que os irmãos Batista adquiriram a Âmbar Energia, que pode se beneficiar das mudanças propostas pela MP.
Entre as mudanças, a medida transfere R$ 150 milhões mensais dos custos das usinas térmicas para as contas de luz dos consumidores brasileiros, eliminando assim o risco financeiro para a Âmbar. Além disso, estabelece um prazo de 60 dias para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encontre uma solução para a Amazonas Energia, que atualmente tem uma dívida de R$ 9 bilhões.
Para que a CPI avance na Câmara dos Deputados, serão necessárias 171 assinaturas.