Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 19 setembro, 2024
Início » Casa Branca defende acesso universal às redes sociais em resposta ao bloqueio do X no Brasil

Casa Branca defende acesso universal às redes sociais em resposta ao bloqueio do X no Brasil

Por Alexandre Gomes

Na terça-feira (17.set.2024), a Casa Branca expressou sua posição sobre o bloqueio do X no Brasil, defendendo que todos devem ter acesso às redes sociais como uma questão de liberdade de expressão. A declaração foi feita pela porta-voz do governo dos EUA, Karine Jean-Pierre, em resposta a uma pergunta da jornalista da TV Globo, Raquel Krahenbuhl.

O X, rede social de Elon Musk, está suspenso no Brasil desde 31 de agosto de 2024, devido a uma ordem judicial que exigiu a remoção de postagens e a exclusão de perfis, configurando, segundo críticos, uma forma de censura prévia. Krahenbuhl perguntou à porta-voz da Casa Branca qual era a visão dos EUA sobre a suspensão da plataforma.

Jean-Pierre afirmou: “Acho que quando se trata de redes sociais, sempre fomos muito claros de que todos devem ter acesso às redes, é uma forma de liberdade, de liberdade de expressão.” Essa declaração enfatiza a posição dos EUA de que a liberdade de expressão deve ser garantida em plataformas digitais, refletindo a postura de defesa dos direitos fundamentais.

A resposta da Casa Branca foi amplamente repercutida pelo veículo de mídia norte-americano New York Post, que publicou um artigo com o título: “Casa Branca condena o Brasil por banir o X em luta pela liberdade de expressão com Elon Musk.” A cobertura sugere que o governo dos EUA está se posicionando contra o bloqueio da rede social, destacando a importância da liberdade de expressão.

Curiosamente, a TV Globo e sua emissora de notícias GloboNews não utilizaram o material em suas reportagens, embora a jornalista tenha compartilhado o vídeo com suas perguntas e respostas nos perfis do X, no Threads e no Instagram.

O posicionamento da Casa Branca surge em um contexto de relações tensas entre o governo dos EUA e Elon Musk, especialmente considerando que Musk tem apoiado o ex-presidente Donald Trump, adversário político do atual presidente Joe Biden. A resposta da porta-voz, portanto, pode ser vista tanto como uma defesa geral dos princípios de liberdade de expressão quanto como um posicionamento político indireto.

Nota: As informações são baseadas em reportagens e declarações disponíveis até o momento.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.