O atual vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), está se preparando para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Durante o mandato presidencial de seu pai, Jair Bolsonaro, ele estava impedido de disputar outros cargos públicos, a informação é do Diário do Poder.
Embora o comando nacional do PL tenha considerado a possibilidade de Carlos concorrer ao Senado pelo Rio de Janeiro, a estratégia pode impactar negativamente a reeleição de seu irmão, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que busca renovar seu mandato nas próximas eleições. A presença de duas candidaturas do PL no estado poderia prejudicar a campanha de Flávio.
Jair Bolsonaro sugere que, para otimizar as chances de sucesso, a chapa ao Senado deve incluir um candidato da centro-direita de um partido aliado ao PL. O Senado é considerado a principal prioridade da oposição para a próxima eleição majoritária.
De acordo com a Constituição, parentes do presidente da República não podem disputar cargos públicos, exceto quando se trata de reeleição. Carlos está em seu quinto mandato como vereador no Rio de Janeiro, que termina este ano.