O ex-presidente da República e presidente de honra do Partido Liberal (PL), Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira, 19, a pré-candidatura de Fred Rodrigues, ex-deputado estadual, para a Prefeitura de Goiânia. O anúncio foi feito ao lado do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).
Durante seu discurso, Bolsonaro elogiou publicamente Gayer e explicou que inicialmente o nome cogitado para o Executivo da capital goiana era o do parlamentar. No entanto, ressaltou que o trabalho de Gayer no Congresso Nacional é prioritário neste momento.
“A pré-candidatura mais viável para nós neste momento é a do homem que sofreu uma tremenda injustiça, o deputado Fred Rodrigues”, afirmou Bolsonaro. “Pretendemos seguir adiante com essa pré-candidatura.”
A referida “injustiça” mencionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro diz respeito ao processo de cassação do mandato de Fred Rodrigues na Assembleia Legislativa de Goiás. Em 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a cassação de Rodrigues por irregularidades na prestação de contas de sua candidatura a vereador de Goiânia em 2020.
Anteriormente considerado o pré-candidato pelo PL, Gustavo Gayer endossou a escolha de Bolsonaro. “Goiânia terá o melhor prefeito de sua história!”, declarou o deputado federal em uma postagem em seu perfil no Twitter/X. “Parabéns, meu irmão Fred Rodrigues.”
Além de Fred Rodrigues, que concorre pelo PL com o apoio de Jair Bolsonaro, a disputa pela Prefeitura de Goiânia também inclui outros candidatos de peso. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, lançou o ex-deputado Sandro Mabel como pré-candidato pelo União Brasil.
Por sua vez, o PT aposta na deputada federal Adriana Accorsi para a corrida pela prefeitura. O atual prefeito, Rogério Cruz, do Solidariedade, também deverá concorrer à reeleição, buscando um novo mandato na capital goiana.