Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 22 abril, 2025
Início » Bia Kicis Move Ação Contra Publicação do Banco Central Sobre Nikolas Ferreira

Bia Kicis Move Ação Contra Publicação do Banco Central Sobre Nikolas Ferreira

Por Alexandre Gomes

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) anunciou nesta terça-feira (21) que entrou com uma ação judicial para remover uma publicação do Banco Central (BC) que, segundo ela, desrespeitou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A parlamentar apontou que a postagem viola os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa.

Alegação de Postura Política

Bia Kicis afirmou que o Banco Central, uma instituição de Estado, “não deve fazer política partidária”. Ela criticou a publicação, que teria chamado o deputado de “vacilão da fake”, sugerindo que a linguagem utilizada é incompatível com o papel institucional do BC.

“Essa postura não só é desrespeitosa com o Parlamento, por atacar um deputado federal eleito, mas é também um escândalo para o Brasil, manchando sua imagem mundo afora”, declarou a deputada.

A ação judicial foi elaborada pelo advogado Paulo Liporaci, e, segundo Bia Kicis, busca restabelecer o caráter “independente e autônomo” do Banco Central.

“Esperamos que o Poder Judiciário cumpra sua missão constitucional, reconheça a ilegalidade da publicação ofensiva do Banco Central do Brasil e restabeleça o caráter independente e autônomo dessa importante instituição do Estado.”

Contexto da Polêmica

O caso surgiu após o Banco Central publicar mensagens nas redes sociais para desmentir supostas “fake news” sobre o Pix, incluindo críticas a declarações de Nikolas Ferreira. A publicação utilizou uma linguagem informal e provocativa, o que gerou ampla repercussão negativa e críticas de parlamentares, que acusaram o BC de atuar de forma partidária.

Repercussão

A ação de Kicis ecoa a insatisfação da base aliada de Jair Bolsonaro com o comportamento do Banco Central, apontando que a instituição teria ultrapassado os limites de sua função técnica para entrar em um debate político.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.