O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), está determinado a votar a regulamentação da reforma tributária ainda na primeira quinzena de julho e já deixou claro ao grupo de trabalho responsável pelo projeto. Mesmo durante o recesso branco de São João, o grupo não interrompeu suas atividades e esteve presente na Câmara na última semana. Com o recesso parlamentar se aproximando e as eleições à vista, Lira pretende garantir a aprovação da regulamentação sob sua liderança.
Agenda Apertada
Espera-se que o relatório do grupo seja apresentado ainda nesta semana, com previsão de apresentação na quarta-feira (3), se tudo correr como planejado.
Tolerância
O empenho de Lira é tamanho que ele até tem lidado com Alexandre Padilha (Relações Institucionais), um declarado desafeto pessoal, em nome do avanço do projeto.
Estratégia de Lira
Para evitar atrasos na votação, Lira adiou a oficialização de um sucessor na presidência da Câmara, para não transformar a votação em moeda de troca.
Próximo Passo: Senado
Caso seja aprovada na Câmara, a proposta seguirá para o Senado. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se comprometeu a votar o projeto em 2024.