O comentarista político da GloboNews, Octavio Guedes, analisou o comportamento da primeira-dama Janja da Silva após ela xingar publicamente o bilionário Elon Musk durante o G20 Social, realizado no último sábado (16). Em sua análise no programa GloboNews Mais, na segunda-feira (18), Guedes sugeriu que a postura de Janja demonstrava um “deslumbramento” com o poder.
Para Guedes, o ato de Janja reflete os efeitos do poder sobre as pessoas. “O poder deslumbra as pessoas. Você viu a quantidade de puxa-saco rindo? Não tinha graça nenhuma. Tocou uma buzina de navio, e todo mundo ‘hahaha’. Aí aplaudem… O poder é feito para deslumbrar, e ela foi nessa de ‘posso falar qualquer coisa’. Eu vejo um ato de deslumbramento nisso”, afirmou o analista. Segundo ele, o comportamento da esposa de Lula seria aceitável em um contexto mais informal, mas não em um evento diplomático onde ela representa o governo e o Estado brasileiro.
Guedes criticou a postura de Janja, destacando que, como primeira-dama, ela deveria adotar uma postura mais sóbria. “Se ela estivesse em uma roda de samba, com a camisa do PT, fosse uma militante do partido, cerrando os punhos e xingando Elon Musk, ok. Mas ela é primeira-dama, e a primeira-dama carrega, em grande parte, a imagem do governo e a imagem do Estado. Ainda mais em um evento em que esse Estado está recepcionando líderes mundiais”, observou. O comentarista finalizou defendendo que, embora a primeira-dama não precise ser “recatada”, ela “não pode ser desbocada”.
Entenda o episódio
O incidente ocorreu durante o G20 Social, evento paralelo à cúpula do G20, quando Janja estava participando de uma palestra sobre desinformação. Ao ser interrompida por uma buzina de navio, ela brincou dizendo “Acho que é o Elon Musk”, e, em seguida, disparou: “Fuck you, Elon Musk” (Vá se f****). O xingamento causou surpresa, mas foi aplaudido por alguns presentes.
O episódio resultou na primeira reprimenda pública de Luiz Inácio Lula da Silva ao comportamento de sua esposa. Embora não tenha citado Janja diretamente, o presidente fez um comentário dizendo que, em campanhas como a do combate à fome, “não temos que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Precisamos apenas indignar a sociedade”, destacou ele.
O comportamento de Janja gerou controvérsia, com muitos defendendo a postura da primeira-dama como uma reação espontânea, enquanto outros, como Octavio Guedes, consideram que ela precisa ajustar sua postura em eventos oficiais para preservar a imagem do governo.