As investigações sobre favorecimentos suspeitos aos irmãos Joesley e Wesley Batista, proprietários da J&F e JBS, estão avançando no Congresso Nacional. Deputados federais estão se mobilizando para coletar assinaturas e instalar uma CPI para investigar a Medida Provisória 1232/24 e a relação dos irmãos com o alto escalão do governo Lula (PT). O pedido, liderado por Ricardo Salles (PL-SP), aponta que a cultura de esquemas no governo do PT está se repetindo, citando este caso como exemplo.
A MP beneficiou a Amazonas Energia, permitindo pagamentos a termoelétricas recentemente adquiridas pela Âmbar Energia, empresa dos irmãos Batista, sem risco de inadimplência.
O pedido de CPI destaca que não é aceitável que uma MP seja editada exclusivamente em benefício de amigos do presidente Lula.
Além disso, as 17 reuniões não registradas na agenda oficial, realizadas com membros do Ministério de Minas e Energia, incluindo o ministro, também são alvo da investigação da CPI.
Ricardo Salles lembra que os Batistas foram presos sob suspeita de crimes na Lava Jato e prevê que é apenas questão de tempo até que retornem à prisão.