Representantes do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, buscaram informações junto à presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na manhã deste domingo (7), indagando sobre os procedimentos necessários para a suspensão do X (antigo Twitter).
Segundo informações obtidas pela coluna, em resposta a essa demanda, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, já mobilizou as principais empresas de telefonia para estarem preparadas para uma possível ordem judicial de bloqueio, caso seja emitida.
Para que o X seja retirado do ar no Brasil, é exigida uma ordem judicial, sendo as operadoras responsáveis pela execução do bloqueio.
Este movimento ocorre após o empresário Elon Musk ter publicado questionamentos sobre decisões judiciais brasileiras que ordenaram a remoção de postagens no X na conta do ministro Alexandre de Moraes.
“Mais uma vez, esse juiz tem traído abertamente a Constituição e o povo brasileiro”, escreveu. “Ele deveria renunciar ou enfrentar um impeachment”, postou Musk, proprietário da rede social X.
Até o momento, Alexandre de Moraes não se pronunciou quando procurado.