Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 25 setembro, 2024
Início » Alerta aos pensionistas: Recenseamento obrigatório no Rio de Janeiro pode suspender benefícios

Alerta aos pensionistas: Recenseamento obrigatório no Rio de Janeiro pode suspender benefícios

Por Marina B.

Pensionistas nascidos em março no Estado do Rio de Janeiro, devem realizar o recenseamento obrigatório a partir desta sexta-feira (1º de março). Sob coordenação do Rioprevidência, o procedimento pode ser agendado previamente pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br ou pelos telefones 0800-285-8191 (para chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (para chamadas de fixo ou celular) e deve ser feito em uma das 18 agências ou postos da autarquia.

Cerca de 7 mil pensionistas, aniversariantes de março, devem comparecer às agências na data, horário e local definidos no agendamento, munidos dos documentos necessários: RG, CPF, comprovante de residência e título eleitoral.

O Rioprevidência alerta que a ausência no recenseamento pode resultar na suspensão do benefício até que a situação seja regularizada. Na atual fase, apenas os pensionistas de militares associados à autarquia são obrigados a realizar o censo.

O recenseamento, realizado a cada cinco anos conforme determinação da Lei Federal 10.887/04, tem o objetivo de auditar a folha de pagamentos, combater fraudes e garantir a segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

O processo de recenseamento dos pensionistas do Estado do Rio de Janeiro começou em novembro de 2023 e continuará ao longo de 2024, seguindo o mês de aniversário do segurado. Com cerca de 83 mil beneficiários, o procedimento abrange também casos especiais, como pensionistas acamados ou residentes fora do Rio e exterior, para os quais há regras específicas disponíveis no site www.rioprevidencia.rj.gov.br.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.