Em vez de politizar os incêndios no Pantanal, o governo Lula (PT) deveria consultar especialistas na área, como Evaristo de Miranda, ex-diretor da Embrapa, doutor em ecologia e um dos maiores especialistas do setor. Em entrevista ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes/BandNews TV, Miranda explicou que a propagação do fogo é favorecida pela extrema seca da região nesta época do ano, que se assemelha a um clima semiárido, com vegetação típica da caatinga, como o umbuzeiro.
Mudança de Posição
Evaristo destacou que Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, até 2020 atribuía os incêndios ao governo, mas agora atribui ao clima.
Crítica ao Clima Opositor
Como cientista, Miranda rejeita o uso político desses eventos, observando a “inacreditável” mudança no discurso de Marina e seus aliados.
Incêndios no Cerrado
Ele também apontou que o cerrado tem quatro vezes mais focos de incêndio, especialmente em áreas indígenas sob controle do governo.
Agricultura como Solução
Graças à tecnologia agrícola moderna, os incêndios atingem apenas algumas áreas do cerrado, que cobre um quarto do Brasil.