Declaração foi dada neste domingo, 25, depois de reunião com Estados Unidos e Rússia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste domingo, 25, que o acordo de garantias de segurança com os EUA está “100% pronto”. Recentemente, o tema foi objeto de reunião entre representantes de seu governo, dos EUA e da Rússia em Abu Dhabi.
Zelensky destacou a relevância do encontro, chamando-o de um raro formato trilateral, já que há muito tempo não se via representantes militares das três partes conversando diretamente. As discussões, que começaram na sexta-feira 23 e se estenderam até sábado 24, buscaram alternativas para encerrar a guerra. O conflito começou em fevereiro de 2022, com a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Apesar dos avanços, Zelensky disse que persistem divergências essenciais entre Ucrânia e Rússia, especialmente no que diz respeito aos territórios ocupados. “Nossa posição em relação ao nosso território — a integridade territorial da Ucrânia — deve ser respeitada”, afirmou o presidente ucraniano.
Na última quinta-feira, 22, o presidente russo Vladimir Putin também abordou possíveis termos para a guerra da Ucrânia durante conversas em Moscou com enviados de Donald Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner. O governo russo voltou a exigir que Kiev retire suas tropas das regiões orientais anexadas ilegalmente, mas que ainda não estão totalmente sob controle russo.
Zelensky acrescentou que os EUA buscam viabilizar um entendimento entre as partes, mas ressaltou que “todos os lados devem estar prontos para um acordo”.