A Ucrânia está preparada para se envolver em negociações para encerrar sua guerra de quase três anos com a Rússia, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy, mas ele enfatizou que os Estados Unidos e a Europa também precisam participar de quaisquer negociações.
Zelenskiy, que há muito tempo pedia que todas as tropas russas deixassem a Ucrânia como pré-condição, falou nas últimas semanas sobre a necessidade de negociações para levar o conflito a um fim “justo”.
O Kremlin, cujas forças obtiveram ganhos por meses em seu avanço pelo leste da Ucrânia, disse esta semana que era muito cedo para considerar negociações de quatro vias. O porta-voz Dmitry Peskov novamente apontou Zelenskiy como um líder “ilegítimo” porque ele permaneceu no poder além do tempo de seu mandato.
“Se as pessoas acreditam que devemos seguir o caminho diplomático, e acredito que estamos prontos para seguir o caminho diplomático, deve haver os EUA, a Europa, a Ucrânia e a Rússia”, disse ele ao jornalista britânico Piers Morgan em uma entrevista transmitida no canal de Morgan no YouTube.
Ele disse que se sentar em frente a Putin na mesa de negociações “fosse o único cenário em que poderíamos levar paz aos cidadãos da Ucrânia… definitivamente faríamos esse cenário, para uma reunião com esses quatro participantes”.