Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 12 novembro, 2024
Início » Venezuela rompe relações com Peru: ‘Reconhecimento de opositor é insulto à nossa soberania’

Venezuela rompe relações com Peru: ‘Reconhecimento de opositor é insulto à nossa soberania’

Por Marina B.

A Venezuela rompeu suas relações diplomáticas com o Peru após o governo peruano reconhecer Edmundo González Urrutia como o presidente eleito da Venezuela. O governo venezuelano considerou essa decisão uma afronta, alegando que violou sua soberania e desrespeitou o “resultado oficial” das eleições no país.

O chanceler venezuelano, Yván Gil, expressou sua revolta em uma mensagem na rede social X, acusando o chanceler peruano de emitir “declarações imprudentes” que desconsideraram a vontade do povo venezuelano e a Constituição do país.

O Ministro das Relações Exteriores do Peru, Javier González-Olaechea, havia anunciado que o governo peruano reconhecia González como “o legítimo presidente eleito da Venezuela”, alegando que Maduro busca perpetuar-se no poder através de uma ditadura.

Em resposta ao rompimento anunciado pela Venezuela, a presidência peruana afirmou que a decisão de Maduro se deve à “incapacidade de apresentar de forma confiável a vitória eleitoral que lhe é atribuída”, mencionando a falta de divulgação das atas com verificação internacional exigida por países e várias organizações internacionais.

No último domingo (29), o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela declarou Maduro vencedor com 51% dos votos, enquanto González obteve 44%. No entanto, o CNE não publicou as atas que poderiam confirmar esses resultados. Desde então, a oposição está reunindo as atas recebidas por seus fiscais nas seções eleitorais onde tiveram acesso.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.