Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 26 janeiro, 2026
Início » Venezuela liberta presos políticos no domingo

Venezuela liberta presos políticos no domingo

Por Alexandre Gomes

ONG Foro Penal registra solturas em várias regiões do país

A ONG Foro Penal informou que o regime venezuelano libertou pelo menos 80 presos políticos neste domingo, 25. Segundo a entidade, o número pode aumentar com novas solturas em curso.

Alfredo Romero, presidente do Foro Penal, afirmou que o processo segue em andamento e que há registros de solturas em diferentes regiões do país. Ele divulgou a informações por meio de nota publicada na plataforma X.

Na sexta-feira 23, a presidente interina Delcy Rodríguez declarou que o regime já havia libertado 626 opositores. No entanto, ela não especificou o cronograma das solturas.

Rodríguez também anunciou que conversará nesta segunda-feira, 26, com Volker Türk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Segundo ela, o objetivo do contato é pedir que a ONU verifique as listas de pessoas já liberadas no país.

Al menos 80 presos políticos que estamos verificando han sido excarcelados el día de hoy en todo el país. Probablemente se producen más excarcelaciones.

_— Alfredo Romero (@alfredoromero ) _January 25, 2026

Familiares de detidos relatam liberações graduais desde 8 de janeiro, data do anúncio oficial sobre um “número significativo” de saídas da prisão.

Regime pede paz enquanto reprime oposição

No sábado, 24, Rodríguez solicitou a abertura de conversas com forças dissidentes. A iniciativa ocorre em um cenário de crise política, sob alegações do regime que o país está sob controle dos Estados Unidos.

“Não pode haver diferenças nem políticas nem partidárias quando se trata da paz na Venezuela”, afirmou a chavista, em discurso à emissora estatal VTV. “A partir das diferenças, temos que nos falar com respeito. A partir das diferenças, temos que nos encontrar e alcançar acordos.”

A Venezuela enfrenta um regime ditatorial há anos. Em 2024, protestos contra a permanência de Nicolás Maduro no poder resultaram na prisão de mais de 2 mil pessoas em apenas dois dias. O país também segue sob um estado de comoção que criminaliza o apoio a ações militares dos EUA.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.