Dólar Hoje Euro Hoje
terça-feira, 3 fevereiro, 2026
Início » Venezuela anuncia envio de gás liquefeito aos EUA

Venezuela anuncia envio de gás liquefeito aos EUA

Por Alexandre Gomes

Delcy Rodríguez comemora retomada parcial das exportações

O regime da Venezuela anunciou o envio do primeiro carregamento de gás liquefeito de petróleo para os Estados Unidos. A operação foi celebrada pela líder interina Delcy Rodríguez como um marco histórico para a economia do país.

Com bandeira de Singapura, o navio-tanque Chrysopigi Lady zarpou da Venezuela na noite deste domingo, 1º de fevereiro. O destino é o Porto de Providence, no Estado de Rhode Island.

Em publicação no Telegram, Rodríguez afirmou que a operação representa uma conquista para o povo venezuelano. Ela exaltou o papel da “classe trabalhadora” e afirmou que os recursos gerados com as exportações servirão para estabilizar a economia nacional.

“É com orgulho que compartilhamos este momento: o navio Chrysopigi Lady zarpou da Venezuela com seu primeiro carregamento de gás liquefeito de petróleo”, escreveu a líder chavista. “Juntamente com a classe trabalhadora, celebramos este marco histórico ao exportar o primeiro gás do país; uma conquista para o bem-estar do povo venezuelano.”

Sob o novo arranjo, os valores obtidos com as exportações são depositados em um fundo supervisionado pelos EUA. Rodríguez informou, na semana passada, que o país recebeu os primeiros US$ 300 milhões referentes à venda do petróleo.

Segundo a líder interina, os EUA concordaram em liberar a primeira parcela de US$ 500 milhões, mantidos em um fundo no Catar.

Trump tenta reposicionar comércio global de petróleo

Ao mesmo tempo, o presidente Donald Trump declarou que a Índia deve iniciar a compra de petróleo venezuelano no lugar do produto iraniano. A sinalização indica uma possível alteração relevante nas dinâmicas do mercado internacional de energia.

Conforme o republicano, as conversas com o governo indiano já avançaram. Ele afirmou que a mudança pode beneficiar países da América Latina. Além disso, integra uma estratégia mais ampla dos EUA para reorganizar rotas comerciais do setor energético e harmonizar interesses econômicos e geopolíticos com economias emergentes.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.