“O cessar-fogo está se mantendo. Isso não significa que não haverá pequenas escaramuças aqui e ali.”
O vice-presidente JD Vance minimizou as preocupações sobre a retomada da guerra em Gaza na terça-feira, após um ataque às Forças de Defesa de Israel no território controlado por Israel do enclave.
O IDF informou que o Hamas lançou um ataque contra as forças israelenses atrás da chamada “linha amarela”, ou a linha atrás da qual Israel concordou em estacionar suas tropas como parte de um cessar-fogo com o Hamas no início deste mês. O ataque, que foi uma violação do acordo de cessar-fogo, matou um soldado israelense.
Vance disse durante uma visita ao Capitólio na terça-feira que o cessar-fogo será mantido, apesar do violento surto.
“O presidente alcançou uma paz histórica no Oriente Médio, o cessar-fogo está se mantendo. Isso não significa que não haverá pequenas escaramuças aqui e ali”, disse Vance. “Sabemos que o Hamas, ou outra pessoa dentro de Gaza, atacou um soldado da IDF. Esperamos que os israelenses respondam, mas acho que a paz do presidente vai se manter apesar disso.”
Open Source Intel on Twitter / X
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou ataques aéreos em Gaza logo após o ataque em retaliação.
“Após consultas de segurança, o primeiro-ministro Netanyahu instruiu os militares a realizar imediatamente ataques violentos na Faixa de Gaza”, dizia um anúncio do gabinete do primeiro-ministro.
Hospitais em Gaza relataram que pelo menos 20 pessoas foram mortas nos ataques aéreos israelenses na terça-feira. Não está claro o quão confiáveis são os números depois que os dados do Hamas sobre a guerra foram repetidamente considerados falhos.
A violência ocorreu após uma violação anterior do cessar-fogo do Hamas, na qual o grupo terrorista enterrou os restos mortais de um refém israelense antes de chamar a Cruz Vermelha para vir e “descobrir” o corpo. Israel divulgou imagens de drones capturando terroristas do Hamas escondendo os restos mortais dos reféns. A filmagem parece mostrar membros da Cruz Vermelha parados enquanto a sujeira é despejada sobre um lençol branco.
A IDF disse em um comunicado que o grupo terrorista “está tentando criar uma falsa impressão dos esforços para localizar os corpos”, de acordo com a CNN.
A Cruz Vermelha também denunciou o ato em um comunicado: “É inaceitável que uma falsa recuperação tenha sido encenada, quando tanto depende da manutenção deste acordo e quando tantas famílias ainda aguardam ansiosamente notícias de seus entes queridos”.